sexta-feira, 31 de maio de 2013

Meio Ambiente


Dica de aula sobre o Meio Ambiente

  • Faça uma sondagem com os alunos sobre o que eles conhecem sobre o tema.

  • Apresente o vídeo abaixo:


  • Peça que os alunos definam em uma frase o vídeo e digitem no aplicativo de apresentação eletrônica.

  • Divida a turma em grupos e distribua o texto abaixo para que leiam e expliquem num seminário, na sala (ou no LIE).




  • Após o seminário, peça que os alunos escrevam uma nova frase, mais elaborada  e pesquisem figuras que complementem sua frase, na internet. 

  • Gravar as vozes dos alunos, utilizando o Audacity, falando suas frases.

  • Montar uma apresentação de slides (ou um vídeo) com o material produzido pelos alunos.
                                             
          Boa aula!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Aula sobre Formas Geométricas Planas

Dica de uma aula para trabalhar as formas geométricas no Laboratório de Informática.

Público- alvo:  1° e 2º ano:

1º passo:  Passar o vídeo abaixo:




2º passo:  Atividade produzida no Excel
  
                           Formas Geométricas Planas

                          Bom trabalho!



terça-feira, 14 de maio de 2013

Usando a imaginação!






Gostaram das montagens?
Foram feitas em um programa chamado "Photoscape". É bem fácil de usar e dá para fazer várias coisas legais com as fotos!

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Olá pessoal!
O LIE desta escola funciona pra valer!
A multiplicadora tecnológica tem produzido Objetos de Aprendizagem de acordo com as necessidades das professoras. Tem atividades diversas como ordem alfabética, diálogos, quadrinhos e sobre a água.
Vale a pena dar uma clicadinha!
Abraço!

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Beneficios da educação a distância




Para quem mora longe de uma universidade ou não pode ir à aula todos os dias, a Educação a distância (EAD) parece ideal. Por isso, ela tem conquistado tanto espaço. Em 2000, 13 cursos superiores reuniam 1.758 alunos. Em 2008, havia 1.752 cursos de graduação e pós-graduação lato sensu com 786.718 matriculados, segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). A modalidade de ensino usa ambientes virtuais, chats, fóruns e e-mails para unir professores e turmas. Assim, quem é de Ribeirão Cascalheiras, a 900 quilômetros de Cuiabá, por exemplo, pode se formar em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), que mantém um polo na cidade.
As experiências no ensino a distância por aqui começaram no início do século 20, com cursos profissionalizantes por carta, rádio e, mais tarde, pela TV. Só com a internet e a banda larga, eles se tornaram viáveis na graduação e na pós.
Apenas recentemente começamos a apostar na EAD como uma saída para suprir a demanda por formação superior no país. Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem como prioridade a formação inicial de professores da Educação Básica pública, além de formação continuada aos graduados. Por meio de parcerias entre 38 universidades federais, a UAB oferece 92 opções de extensão, graduação e pós-graduação.
Poucos formados e falta de fiscalização preocupam
Estudo de 2007 capitaneado por Dilvo Ristoff, então diretor do Departamento de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), comparou os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade/2006) nas modalidades presencial e a distância. Das 13 áreas em que o confronto foi possível, os de EAD se saíram melhor em sete: Pedagogia, Biologia, Física, Matemática e Ciências Sociais, além de Administração e Turismo. Isso mostra que o fato de as aulas serem a distancia não significa que elas sejam de pior qualidade.
No entanto, é forte a desconfiança no mercado de trabalho em relação aos egressos dessa modalidade. Isso, em parte, por haver poucos diplomados. Dados do Inep revelam que, enquanto a graduação presencial formou 736.829 profissionais em 2006, o ensino a distância contabilizou apenas 25.804. Esse contingente ainda é pequeno para que as redes avaliem a competência deles.
Além disso, especialistas apontam graves problemas na forma como a EAD tem sido conduzida no país. No estudo Professores do Brasil: Impasses e Desafios, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a coordenadora Bernardete Gatti, da Fundação Carlos Chagas (FCC), relata que o governo federal ainda não dispõe de aparato suficiente para acompanhar, supervisionar e fiscalizar os cursos, fato que comprometeria sua qualidade. Outro ponto frágil da política governamental, segundo o trabalho, seria a pouca verba destinada aos tutores (que acompanham a aprendizagem dos grupos), feito por meio de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o que tornaria a qualificação dos profissionais precária.
Para não entrar em uma arapuca, o importante é avaliar as opções antes de se decidir. O documento Referências de Qualidades para a Educação Superior a Distância, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), indica o que você tem direito de saber antes de se matricular:
- Métodos de ensino da universidade
- Tecnologias usadas
- O tipo de material didático usado
- Os tipos de interação disponíveis
- Quanto tempo leva para o tutor responder às dúvidas.
Outra medida importante é verificar se a instituição está credenciada, se é reconhecida e se já foi fiscalizada. Para isso, basta pesquisar no site siead.mec.gov.br, que traz as instituições que oferecem graduação e pós lato sensu a distância.




 








sexta-feira, 3 de maio de 2013

Sejam bem vindos ao nosso blog!
Local de troca de experências e exposição das atividades desenvolvidas na escola!
Para começar, assista essa gracinha de vídeo produzido no final de 2011, pela multiplicadora tecnológica da escola Silvana Lessa, como resultado de um projeto realizado pela educação infantil.
Vale a pena conferir!